top of page

Terminais de armazenamento frequentemente têm dutos de água de processo, de incêndio, gasodutos ou mesmo dutos de processo enterrados dentro da área do terminal. Essa condição inevitavelmente expõe o metal destas tubulações à corrosão eletroquímica devido à formação de pares galvânicos com o cobre das hastes e cabos do sistema de aterramento. A solução para a prevenção da corrosão nestas condições passa pela elaboração de um projeto de proteção catódica especificamente desenvolvido para estruturas complexas.

Os tanques metálicos de armazenamento em terminais, assim como os dutos enterrados, estão suscetíveis à corrosão devido à formação de par galvânico com o cobre do sistema de aterramento, além de, eventualmente, demandarem a proteção contra corrosão também nas superfícies internas do reservatório, em função da substância armazenada. Cada situação típica apresenta circunstâncias características e suas especificidades, de forma que somente profissionais com o know-how e experiência podem desenvolver projetos de proteção catódica adequados.

As Juntas Isolantes, utilizadas para isolar eletricamente os dutos enterrados de suas partes aéreas de forma a garantir eficiência do sistema de proteção catódica, precisam ser protegidas de descargas atmosféricas por Dispositivos de Proteção de Surto. A conexão destes dispositivos aos dutos, assim como a de Anodos, Pontos de Teste, e mesmo a conexão de cabos negativos de Retificadores aos dutos, têm sido um desafio para os responsáveis pela manutenção dos sistemas devido às limitações dos métodos de solda disponíveis atualmente. A Solda de Pino promete trazer a solução para estes casos.

Dutos para transporte de gás ou derivados de petróleo em longas distâncias, ou mesmo gasodutos de distribuição em centros metropolitanos também possuem suas particularidades, tais como o cruzamento ou aproximação com estradas férreas eletrificadas ou linhas de transmissão de alta tensão, que requerem do projetista o conhecimento necessário para executar Estudos de Interferência DC e, determinar a posição de eventuais Drenagens e elaborar Estudos de Interferência Eletromagnética ao elaborar o projeto de proteção catódica dos gasodutos.

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
bottom of page